eXTReMe Tracker

BABILONIA NA TRAVESSA
TERCEIRA TEMPORADA
ESPECIAL A CULTURA VISUAL DAS RUAS
De 7 a 16 AGO. 2013
Debates + Workshops
Audiovisual . Comunicação . Design . Fotografia . Gastronomia . Jornalismo . Moda . Política . Sociedade
EDUARDO DENNE
ELIANE COSTA
GUSTAVO STEPHAN
IVANA BENTES
JAILSON SILVA
JUNIOR PERIM
MARLIO DA SILVA
MÍDIA NINJA
SERGIO BLOCH
SOLANGE MEZABARBA
TASSO MARCELO LEAL
VINICIUS GUIMARÃES
Programação
Quarta-feira, dia 7
auditório, às 19h
A fotografia de tipos urbanos pelo mundo e as imagens que marcaram as manifestações nas ruas do Rio
debate com Marlio da Silva, Gustavo Stephan e Tasso Marcelo Leal
Zonas urbanas fora do lugar-comum e seus habitantes sui-generis. As grandes metrópoles são povoadas por diferentes culturas de outros lugares e “poluídas” visualmente com infinitas mensagens. Cada instante nos revela o todo em detalhes. Um debate sobre imagens marcantes personagens urbanos pelo mundo, com especial atenção à cobertura do fotojornalismo nas movimentações de cidadãos que estremeceram as ruas do Rio em junho e julho.
salão, às 20h30
lançamento catálogo Texturas Urbanas: Instantâneos e Sobreposições, de Marlio da Silva
comemoração do aniversário de 1 ano da Babilonia Cultura Editorial
Quinta-feira, dia 8, auditório, às 19h
A cultura da multidão: Das ruas para o audiovisual, das redes sociais para as ruas
debate com Ivana Bentes e Mídia Ninja
As recentes manifestações urbanas pelo olhar de Ivana Bentes e dos repórteres Ninja. O papel e a legitimidade da imprensa brasileira na cobertura da multidão nas ruas. As ferramentas de produção e edição de conteúdo audiovisual. As fotos, os posts, os vídeos, os compartilhamentos: a rede social como novo cenário de produção de conteúdo de interesse público.

Sexta-feira, dia 9, auditório, às 19h
Sérgio Bloch
com A gastronomia das ruas
Um delicioso passeio pelos aromas e temperos das ruas do Rio, registrado em audiovisual e em livros. A comida traduzindo o espírito despojado e inovador do carioca. Alimentos assumem diversas formas e se misturam em releituras inusitadas nas mãos de cozinheiros populares que fazem a cabeça dos moradores e visitantes da cidade.
Sábado, dia 10, auditório, às 19h
“Sair às ruas é um ato cultural”: Antropologia visual e moda no espaço public
workshop com Solange Mezabarba
A frase de Michel de Certeau e Pierre Mayol nos leva a pensar em como nos preparamos para sair às ruas. O movimento das ruas nos infunde uma motivação específica sobre como vamos nos apresentar. Isso inclui a roupa que escolhemos, a forma como caminhamos, como gesticulamos, como nos dirigimos a pessoas que nos são estranhas. Este workshop aborda também as interações cotidianas no espaço público e procura relacionar a apresentação pessoal a um ethos de cidade inscrito em suas ruas.
Segunda-feira, dia 12, auditório, às 19h
Tipografia e linguagem dos cartazes urbanos 
workshop com Vinicius Guimarães e Eduardo Denne 
A cidade como um ateliê a céu aberto. A visualidade das ruas e as intenções da comunicação visual em peças tipográficas e em cartazes urbanos. O design tipográfico vernacular em âmbito internacional. O processo criativo dos pintores de letras. O design como expressão de uma identidade local, dentro de um contexto cada vez mais global e homogêneo, com personalidade. A linguagem de cartazes com spray, papel, cola, tecidos, madeira, telas, placas, em diversos shapes, texturas e tamanhos. Registros sobre a cultura brasileira e alguns de seus personagens memoráveis. A arte de cartazes pelas ruas, muros e paredes do Rio – da Zona Norte a Zona Sul, passando pela Baixada e outros cantos.
Quarta-feira, dia 14, auditório, às 19h
Movimentos e ocupação de espaços públicos de grandes cidades
debate com Jailson Silva e Junior Perim
A geografia material e imaterial das ruas. O protagonismo das cidades, com seus bens materiais públicos em xeque. Direitos e deveres de cidadãos, ocupações organizadas, movimentos sociais, discursos oficiais e vozes da periferia.

Sexta-feira, dia 16, auditório, às 19h
A cultura como prioridade: Criatividade, redes e desenvolvimento
workshop com Eliane Costa 
Qual o papel da cultura na construção de modelos sustentáveis de desenvolvimento? A diversidade cultural pode alavancar uma nova economia? Quais os impactos culturais da revolução das redes e tecnologias digitais? E o que o Brasil pode dizer ao mundo sobre tudo isso?
Participantes
EDUARDO DENNE
Designer gráfico e artista plástico. Trabalha com street art, intervenção urbana, pintura, ilustração, stencil, design e caligrafia. Coordena o projeto [cdr] e produziu o Parede, Festival Internacional de Pôster Arte do Rio de Janeiro.
ELIANE COSTA
Doutoranda na Sorbonne, pesquisa as redes culturais periféricas no Rio de Janeiro. Tem mestrado em bens culturais e projetos sociais pela FGV, onde coordena o MBA de Produção Cultural. Trabalhou por mais de trinta anos na Petrobras, em que foi gerente de patrocínio e responsável pela política cultural da empresa. É autora de Jangada digital (Azougue).

GUSTAVO STEPHAN
Fotógrafo do jornal O Globo.

IVANA BENTES
Diretora e professora adjunta da Escola de Comunicação da UFRJ, onde concluiu doutorado. Trabalha com vários temas relacionados à comunicação, sobretudo estéticas da comunicação, novos modelos teóricos no capitalismo cognitivo e periferias globais: produção de imagens no capitalismo periférico.

JAILSON SILVA
Geógrafo com pós-doutorado pelo John Jay College of Criminal Justice - City University of New York, é professor da UFF. Fundador do Observatório de Favelas do Rio de Janeiro, foi secretário de Educação de Nova Iguaçu e subsecretário executivo da Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos do Rio. Realiza trabalhos sobretudo  sobre os temas: políticas sociais, favelas, periferias, violência, educação e tráfico de drogas. 

JUNIOR PERIM
Produtor e ativista cultural, é cofundador do Circo Crescer e Viver, e idealizador e diretor-geral do Festival Internacional de Circo do Rio de Janeiro. Presidente da Federação Ibero-americana de Circo, é membro do Colegiado Setorial de Circo do Conselho Nacional de Política Cultural e autor do livro Panfleto (coleção Tramas Urbanas, Aeroplano).

 

MARLIO DA SILVA
Inaugura a expo de fotos “Texturas Urbanas: Instantâneos + Sobreposições”, de agosto a outubro no Metrô Rio. Nascido em Florianópolis (SC), tem nacionalidade holandesa. Ativista cultural, foi presidente do Sindicato dos Artistas de Santa Catarina. Autor de textos teatrais, já teve várias peças montadas em Santa Catarina, Ceará, Minas Gerais e São Paulo. Apaixonado por fotografia e filme em Super 8 desde a infância, dedica-se com mais afinco a esta atividade quando se muda para Amsterdã, onde reside atualmente. Com Super 8, obteve o terceiro lugar no Amateur Film Festival, em Utrecht, Holanda, com o clipe Lady Luck, em 2008, e o primeiro lugar no Home Movie Day, em Amsterdã no ano de 2009.

MÍDIA NINJA
Com narrativas independentes, jornalismo e ação, os integrantes deste novo veículo de comunicação deram novos ares à cobertura dos protestos e manifestações que sacudiram o país em junho e julho de 2013.

SERGIO BLOCH
Diretor, roteirista e produtor, é sócio-diretor da Abbas Filmes. Autor do  Guia carioca da gastronomia de rua 1 e 2, que apresenta delícias da gastronomia popular a serem encontradas pelas ruas da cidade com histórias daqueles que as vendem nas ruas, calçadas, praias e praças do Rio, e valoriza a comida que resultou da fusão de culturas e da riqueza de espírito do carioca.

SOLANGE MEZABARBA
Doutora em Antropologia pela UFF, é pesquisadora do Núcleo de Estudos da Modernidade (Nemo|UFF) sobre a relação entre consumo, vestuário e cidades. Membro da Associação Nacional dos Estudos de Consumo, é professora de instituições como ABGC|Ucam, Iuperj, Rede Sophia de Saber e Senai Cetiqt. 

TASSO MARCELO LEAL
Fotojornalista há 33 anos, iniciou carreira no jornal O Fluminense, trabalhando também no extinto jornal Última Hora, no Jornal do Brasil, onde ganhou dois prêmios Esso por equipe, e na sucursal do Rio de O Estado de São Paulo. Atualmente é freelancer da agência France Presse e tem trabalhado na cobertura das manifestações ocorridas no Rio de Janeiro.
 
VINICIUS GUIMARÃES
Designer gráfico formado pela EBA|UFRJ e mestre em Design pela ESDI|Uerj, com pesquisa e atuação em design de tipos e estética vernacular. Participou de projeto de fonte para a Coca-Cola. As fontes de seu site Tipografia Artesanal Urbana fizeram parte da identidade visual do festival Curta Cinema RJ, apareceram no programa Larica Total e foram parar em capa de disco dos Paralamas do Sucesso.

 

eventos@babiloniaeditorial.com.br . 21 3215-6783 . 3258-3365
end. Facebook e Twitter

Livraria da Travessa 
Shopping Leblon
Av. Afrânio de Melo Franco, 290 . 2º piso
Rio de Janeiro . RJ . 21 3138-9600

 

Parceiros
......

e-mail Facebook Babiloniaeditorial Twitter Babiloniacult